Marketing de Geolocalização, vale a pena investir ?

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Marketing de Geolocalização, vale a pena investir ?

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Você já se deparou com aquela sensação de estar sendo observado pelas redes sociais? Isso ocorre devido a uma campanha de marketing digital bem-sucedida, que utiliza várias técnicas e estratégias para alcançar o cliente com máxima precisão. Uma dessas estratégias é o marketing de geolocalização.

O marketing de geolocalização é uma abordagem que está ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois utiliza a tecnologia para personalizar as informações conforme os locais visitados e atividades praticadas pelo usuário. Com base na localização do dispositivo móvel, é possível identificar onde o usuário esteve e, consequentemente, criar um perfil de anúncios específico para ele.

Mais Antes, vamos entender o que é marketing de geolocalização

Marketing por geolocalização é uma estratégia de marketing que utiliza a localização geográfica do usuário para enviar mensagens personalizadas e relevantes. Isso pode ser feito usando tecnologias como GPS, Wi-Fi e Bluetooth para enviar anúncios, ofertas ou informações relevantes para usuários que estão próximos de uma determinada loja ou localização geográfica. O objetivo é alcançar clientes potenciais no momento e local exatos em que estão mais propensos a comprar ou interagir com uma marca.

Assim, essa forma de publicidade permite que anúncios apareçam em diversas plataformas e aplicativos aos quais o usuário utiliza. Dessa forma, sendo segmentados conforme o comportamento e locais aos quais ele frequentou.

Por exemplo, um possível cliente vai almoçar frequentemente em um restaurante chinês perto de sua casa. Analisando isso, o algoritmo da ferramenta determina que ele gosta de comida chinesa. Assim, por consequência vai mandar cada vez mais anúncios relacionados a isso para ele.

Portanto, agora que você já entendeu o que é e quais são os métodos usados para definir a geolocalização, é hora de aprendermos como aplicar o marketing de geolocalização.

  • Se você ainda tem dúvidas sobre marketing, confira nosso conteúdo sobre o que é marketing digital.

Como aplicar o marketing de geolocalização?

Para saber como aplicar o marketing de geolocalização, primeiramente é preciso entender que essa é uma ferramenta que utiliza mais de uma estratégia. Logo, conhecer elas é fundamental antes de aplicá-las. Elas são: Geotargeting, geofencing, geotagging e check-in.

Geotargeting

Essa é a forma mais utilizada no geotargeting. Consiste em recolher informações como país, cidade, região e estado na qual o usuário mora ou trabalha, e através daqui, se pode anunciar para localidades específicas, desde que façam sentido para sua estratégia.

Portanto, Facebook Ads e Google Ads são duas plataformas bastante usadas para essa estratégia. Afinal, elas possibilitam a coleta de dados a partir do endereço IP dos usuários. Assim, podendo ser país, estado, cidade e em alguns casos, também é possível coletar o CEP, bairro e raio de distância.

Geofencing

Diferente do geotargeting, o geofencing utiliza o GPS como método de localização, sendo muito mais preciso e acompanhando a mobilidade do cliente, oferece conteúdo em tempo real.

É uma estratégia usada principalmente por quem quer atrair tráfego para lojas físicas. Por mais que funcione em uma cidade, ele se torna mais eficaz em áreas mais curtas, como bairros ou ruas específicas.

Além disso, o geofencing pode agir através de notificações, e-mails, ou até mensagens no celular oferecendo alguma oferta ou promoção.

Portanto, não é uma estratégia que atua apenas no marketing, pode ser usada tanto em monitoramento de frotas e equipes quanto em automação de casas ou empresas.

Geotagging

Essa estratégia é baseada em fixar uma localização geográfica em posts nas redes sociais, de forma que gere mais relevância para a empresa. Combinada com o check-in (a seguir), se torna uma estratégia muito eficiente e sem custos.

Além das redes sociais, pode ser aplicada no Google, para ajudar as pessoas a encontrarem seu negócio e ver como as outras pessoas avaliaram suas experiências no local.

Check-in

Você já esteve em algum estabelecimento e o wi-fi se tornava grátis assim que fizesse um check-in? Esse é um processo claro de check-in.

Ao contrário das outras estratégias, essa é a única onde o usuário que toma a ação, e não a empresa. É aplicada assim que o usuário marca a empresa em um post nas redes sociais, permitindo a todos que vejam, tenham contato, mesmo que indiretamente com seu negócio.

Agora, se mesmo após saber como aplicar o marketing de geolocalização no seu negócio você ainda estiver se perguntando o porquê de investir nisso, separamos algumas vantagens que vão responder sua questão.

Por que investir no marketing de geolocalização?

Segundo a pesquisa Digital 2022, feita pela DataReportal, existem 224,9 milhões de conexões de internet somente em celulares no Brasil, sendo 104,8% da população brasileira – que é de 214,7 milhões.

Contando com esse grande número de conexões, é possível que o marketing de geolocalização cresça cada vez mais, juntamente com esse número.

Assim, essa é a principal vantagem de se investir nessa área. Levando em conta que, além do geomarketing, o próprio marketing digital, devido à boa atuação das assessorias de marketing, está em constante crescimento. Mas também, que está cada vez mais presente em processos de empresas que muitas vezes, inicialmente, nem pensaram em aderir a esse metódo.

Existem muitas vantagens de se investir em marketing de geolocalização, onde desafios que pareciam impossíveis, acabam se tornando mais fáceis de resolver, se as estratégias forem aplicadas de forma correta ao seu negócio. Alguns desses benefícios são:

  • Público altamente qualificado: devido às estratégias que geram estatísticas específicas de cada usuário, o público se torna mais qualificado para o seu produto;
  • Redução de custos do marketing: por ser uma estratégia que requer investimentos flexíveis, é possível diminuir ainda mais os custos com a implementação do marketing de geolocalização;
  • Aumento de visibilidade: é possível ser muito bem visto, principalmente através do geotagging e do check-in, uma vez que investido nessas estratégias;
  • Melhor experiência do cliente: por permitir produzir conteúdos personalizados para cada área, o marketing de geolocalização gera uma experiência onde o cliente se identifica melhor.

Mas como aplicar cada uma dessas estratégias?

Para poder aplicar cada uma dessas estratégias de forma certeira e com total certeza, é preciso seguir alguns passos necessários para definir o perfil da empresa. Os principais são:

  • Certificar que todos os dados da empresa estão atualizados, sem pendências. Quanto mais completo, melhor;
  • Criar, e conectar o perfil do Google My Business: por ser o maior e mais usado mecanismo de buscas, é essencial manter um perfil apresentável no Google;
  • Conectar o perfil da empresa em redes sociais e mantê-las atualizadas é um ponto importante para a visibilidade e aplicação de estratégias como o check-in.

Como usar o marketing de geolocalização para vender mais?

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